Principal WebRádio Blogs Mural de Recados Pedido de Oração Notícias AJVNS Formações Contato
  :: AJVNS - Histórico
  :: AJVNS - Agenda do mês
  :: Bazar da Providência
  :: Boletim Informativo
  :: Casa de Apoio
  :: Cerco de Jericó
  :: Cursos
  :: Dicionário Bíblico
  :: Formações
  :: Grupo de Oração
  :: Produtos AJVNS
  :: Projeto Beija-Flor
  :: Projeto Família Fortalecida
  :: Projeto Semear
  :: Webrádio
  :: Especial Quaresma 2015
  :: Arquivo AJVNS
  :: Evangelho do Dia
  :: Galerias de Fotos
  :: Links
  :: Mensagem da Semana
  :: Músico Católico
  :: Orações
  :: Papel de Parede
  :: Paróquia Santa Bibiana
  :: Pensamento do Dia
  :: Santo do Dia
  :: Testemunhos
Faça seu Pedido de Oração
Redes Sociais
Facebook Twitter
Flickr YouTube
Blogger
MartTech
DESTAQUES
Texto: A+  
09/11/2015
Um olhar encantador
* Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC
 
"Ah, meu Deus, meu Pai, amor infinito e misericórdia infinita de nossa alma! Quem jamais teria sido capaz de imaginar tantas e tão preciosas e amorosas invenções do vosso amor e da vossa infinita misericórdia? E quem poderia compreender a felicidade de uma alma que chegue a possuir o reino do vosso santo amor? Não ficaria ela tão apaixonada pela vossa infinita amabilidade que nunca mais deixaria de vos amar?" (S.V. Pallotti)

(Lc 19,1-10)
Existem certos encontros que ficam profundamente marcados em nossas vidas. A Bíblia também traz muitos desses encontros casuais que transformaram a vida de muita gente. Lucas é o único evangelista a falar de Zaqueu, que fora surpreendido por Cristo, quando tentava vê-lo. O Evangelho diz que ele era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Ele queria ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da sua baixa estatura, pois uma grande multidão O acompanhava. Mas o desejo de conhecê-Lo era maior que os obstáculos que encontrava, por isso tomou uma atitude nada elegante: “subiu em uma árvore”. Aquele gesto chamou tanto a atenção de Jesus que, ao passar perto dele, olhou para cima, e disse: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje preciso ficar em sua casa”. A surpresa foi tamanha que por uns instantes o cegou de emoção. Desceu imediatamente e O acolheu em sua casa. De pé, diante de Jesus, e sem nenhum constrangimento prometeu-lhe, publicamente, que daria a metade de seus bens para os pobres.

A atitude de Jesus provocou alguns comentários no meio do povo, porque foi hospedar-se na casa de um pecador, mas aquele encontro não foi em vão. Jesus conquistou mais um para o seu reino. O evangelho não fala mais nada desse personagem. Não diz que ele tenha seguido a Cristo. Diz apenas que a salvação entrou naquela casa. A casa aqui pode ser também o coração humano. E quando Cristo habita em um coração, a pessoa viverá somente para ele, na condição em que se encontra. A vida não será mais a mesma.

Zaqueu vivia em função do dinheiro, agora é solidário com os pobres. A visita de Jesus em sua casa mudou completamente sua vida. Ele, agora, encontrou o seu verdadeiro tesouro e quer se livrar dos apegos que aprisionam a alma. É uma pessoa totalmente livre, porque encontrou a verdade.

A conversão de Zaqueu não foi fruto de uma pregação moralista, mas de um encontro com alguém que o amou, e lhe deu atenção. A presença de Cristo deu-lhe uma nova vida. Assim como Zaqueu, Deus quer dar-me uma nova vida, e enchê-la de alegria. Com esse episódio, Jesus me revela que é possível amar cada pessoa, mesmo que eu não tenha motivos para isso. Ele me ensina a perceber a riqueza do amor do Pai, que está atento às minhas atitudes mais singelas, como aquela de querer conhecê-Lo melhor.

Oxalá também nós pudéssemos fazer esta experiência com o Senhor, que continuamente passa em nossa vida através dos sacramentos da Igreja. Que jamais desperdicemos esta oportunidade de vivermos intensamente na sua presença, deixando de lado tudo aquilo que não nos engrandece como pessoas, mas nos escraviza.

Portanto, que a vida de Cristo seja a minha vida...


*Sacerdote palotino, ordenado no dia 23 de fevereiro de 1992. Mestre de noviços do Seminário Rainha da Paz. É mestre em Teologia Espiritual e pós-graduado em Couseling (Aconselhamento). Autor dos livros: São Vicente Pallotti, apóstolo e místico; Vicente Pallotti, profeta da esperança;Itinerário espiritual palotino. Livros de oração: Uma oração para cada dia; No cenáculo com Maria; No cenáculo com São Vicente Pallotti.
OUTROS DESTAQUES

- Domingo de Ramos
- Como viver a Semana Santa?
- Será verdade que Deus proibiu mesmo fazer imagens de santos?
- Tempo, uma questão de opção
- Semáforos interiores
- Se só buscas a Cristo em Sua glória, então não és digno de Sua cruz.
- Misericórdia e Missão
- O que é Querigma?
- Quais os ensinamentos do Monte Tabor?
- Oração do Ano Santo da Misericórdia
- Como semear a esperança?
- Santa Luzia
- Hierarquia dos Anjos
- Venerar é diferente de Adorar
- A vida não é uma balada
- As lições dos erros
- A Família ideal
- Ah, é assim?
- O Ano Santo convocado pelo papa Francisco
- Novos céus e Nova terra
 
Voltar
 
Principal | WebRádio | Blogs | Mural de Recados | Pedido de Oração | Notícias AJVNS | Formações | Contato
AJVNS - Jesus Vem Nos Salvar! - Todos os direitos reservados - Deus te abençoe!
Desenvolvido por Matheus Poletto e Fábio Jacinto
Administrado por MartTech