Principal WebRádio Blogs Mural de Recados Pedido de Oração Notícias AJVNS Formações Contato
  :: AJVNS - Histórico
  :: AJVNS - Agenda do mês
  :: Bazar da Providência
  :: Boletim Informativo
  :: Casa de Apoio
  :: Cerco de Jericó
  :: Cursos
  :: Dicionário Bíblico
  :: Formações
  :: Grupo de Oração
  :: Produtos AJVNS
  :: Projeto Beija-Flor
  :: Projeto Família Fortalecida
  :: Projeto Semear
  :: Webrádio
  :: Especial Quaresma 2015
  :: Arquivo AJVNS
  :: Evangelho do Dia
  :: Galerias de Fotos
  :: Links
  :: Mensagem da Semana
  :: Músico Católico
  :: Orações
  :: Papel de Parede
  :: Paróquia Santa Bibiana
  :: Pensamento do Dia
  :: Santo do Dia
  :: Testemunhos
Faça seu Pedido de Oração
Redes Sociais
Facebook Twitter
Flickr YouTube
Blogger
MartTech
DESTAQUES
Texto: A+  
03/02/2016
O que é Querigma?
Dom Leomar Brustolin - Bispo Auxiliar de Porto Alegre (RS)
 
Vivemos hoje numa sociedade laica, plural, secularizada, que não é antirreligiosa, mas situa todas as suas convicções no terreno da livre adesão. Esta situação sociocultural nos força a despertar a dimensão missionária da catequese. Daí a problemática da proposta da fé e, mais concretamente ainda, a do “primeiro anúncio”. Não é possível estabelecer um caminho de catequese se a pessoa não está motivada a percorrê-lo. É preciso que crianças, jovens e adultos tenham um mínimo de interesse em aprofundar a fé cristã, mas isso só ocorrerá depois de receberem o primeiro anúncio, o querigma.

Para definir o querigma, é preciso evitar, tanto uma concepção muito ampla, quanto uma noção reduzida. A definição ampla consistiria em afirmar que a pregação do Evangelho é um primeiro anúncio, porque o Evangelho ressoa de maneira sempre nova, inclusive a vida do cristão, e porque o caminho de fé consiste em um permanente recomeçar. Ora, dizer que sempre e em todo momento estamos no “primeiro anúncio” seria esvaziar o conceito de sua especificidade. A definição reduzida, pelo contrário, consistiria em limitar o “primeiro anúncio” à proclamação da fé, calorosa e breve, de tipo querigmático, às pessoas que se crê que a desconhecem, com o objetivo de suscitar uma conversão imediata, sem duração, sem debate, sem múltiplas mediações. Neste caso, o primeiro anúncio se reduz a um estilo de pregação direta, tanto na praça pública, como nas relações interpessoais.

Enfim, ao definir o querigma, considere-se que, por primeiro anúncio, se entendem os enunciados da fé cristã que, sob formas variáveis e em determinados contextos, tornam possível os primeiros passos na fé daquelas pessoas que se afastaram dela.

Explicitemos alguns elementos desta definição:

a) Um anúncio é “primeiro” quando aquele que o recebe percebe o convite a dar os primeiros passos na fé;

b) Com o plural dos “enunciados da fé”, quer-se sublinhar que não há uma única forma de “Primeiro Anúncio”, mas que este pode tomar formas diversas e variáveis, já que a pessoa se “encanta” por Jesus Cristo de formas diferentes;

c) O primeiro anúncio “torna possível” os primeiros passos na fé. Não se trata de uma relação de força ou conquista, mas de proposta e liberdade. Isto implica, por parte da testemunha que anuncia, uma atitude espiritual de esvaziamento. A testemunha não tem o poder de transmitir a fé e de converter. Está lançada ao imprevisto, ao inesperado, ao risco da liberdade;

d) Os destinatários do primeiro anúncio são aquelas pessoas que estão “longe da fé” ou que se afastaram dela. A expressão “afastados da fé” não implica nenhum julgamento de valor. Essas pessoas podem estar muito perto de Deus e em plena conivência com o Reino desde o momento em que vivam no espírito das bem-aventuranças.

O anúncio do Evangelho, assim como os caminhos da fé, não se dão sem o apoio de inúmeras mediações culturais e eclesiais.

Como se realiza o querigma? As formas do primeiro anúncio são múltiplas:

a. Pode ser de forma narrativa e testemunhal, quando quem anuncia narra sua própria história e desperta desejos de crer.

b. Pode ser de forma querigmática, quando quem anuncia proclama a fé cristã de forma breve, inteligente e cálida, tudo ao mesmo tempo (Exemplo de Paulo ao Eunuco de Candice).

c. Pode ter, de outro modo, uma forma expositiva. Um catecismo para adultos ou uma obra teológica podem, de fato, proporcionar um primeiro contato com a fé e suscitar o desejo de crer (Exemplo de Edith Stein).

d. Pode ser de uma forma dialógica, por meio de um debate, de um intercâmbio de argumentos entre pessoas que, juntas, se interrogam sobre o sentido da vida e se esforçam por dar razão as suas convicções.

e. Pode tomar também uma forma litúrgica. A liturgia cristã frequentemente é assistida por pessoas afastadas da fé e pode exercer, para elas, um papel de primeiro anúncio.
OUTROS DESTAQUES

- Domingo de Ramos
- Como viver a Semana Santa?
- Será verdade que Deus proibiu mesmo fazer imagens de santos?
- Tempo, uma questão de opção
- Semáforos interiores
- Se só buscas a Cristo em Sua glória, então não és digno de Sua cruz.
- Misericórdia e Missão
- Quais os ensinamentos do Monte Tabor?
- Oração do Ano Santo da Misericórdia
- Como semear a esperança?
- Santa Luzia
- Hierarquia dos Anjos
- Venerar é diferente de Adorar
- A vida não é uma balada
- As lições dos erros
- A Família ideal
- Um olhar encantador
- Ah, é assim?
- O Ano Santo convocado pelo papa Francisco
- Novos céus e Nova terra
 
Voltar
 
Principal | WebRádio | Blogs | Mural de Recados | Pedido de Oração | Notícias AJVNS | Formações | Contato
AJVNS - Jesus Vem Nos Salvar! - Todos os direitos reservados - Deus te abençoe!
Desenvolvido por Matheus Poletto e Fábio Jacinto
Administrado por MartTech